- Área: 8270 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Christian Richters, Mitja Schneehage, Cordelia Ewert
Descrição enviada pela equipe de projeto. A torre Cinnamon foi concebida como um campanário independente - um elemento vertical em uma praça. Esta ideia inesperada ganhou o concurso de 2006 para o edifício portuário e seus arredores.
A torre não havia sido prevista no programa do concurso, mas o juri concordou que o objeto é pertinente por evidenciar o edifício histórico como único e independente entre os novos blocos do 'bairro estrangeiro'.
A esbeltez é essencial para um campanário. Ao longo da sua gestação de 8 anos, essa proporcionalidade foi respeitada, inclusive enquanto sua função mudava de restaurantes para moradia. A planta de 13x16m se estreita em relação a parte superior. Com uma altura de 56 metros a torre é 4 vezes mais alta do que estreita.
Como o esbelto pode ser eficiente?
A resposta organizacional são os apartamentos duplex. Originalmente, o conceito previa sete apartamentos, cada um com 2 pavimentos, uma cobertura panorâmica no nível superior e dormitórios com janelas perfuradas abaixo. A análise precisa do mercado levou a uma variação desta fórmula: um apartamento triplex na parte superior e alguns apartamentos de 1 pavimento em níveis mais baixos. Dez apartamentos foram construídos, quatro com 120 metros quadrados, cinco com 185 metros quadrados e um com 300. A torre possui uma superfície bruta de 4.300 metros quadrados e um volume de 16.000 metros cúbicos. No térreo há uma unidade de restaurante/comercial de 300 metros quadrados.
Normas estritas de grande altura exigiram uma via de escape desde todos os pavimentos através de escadas de emergência. A possibilidade de limpar todas as janelas desde o interior também era um critério a ser cumprido.
As espetaculares vistas do horizonte de Hamburgo e da nova Filarmônica não deveriam ser esfumaçadas pelas janelas manchadas. As janelas de piso a teto, nos três lados da cobertura, permitem a identificação dos cruzeiros que estiverem chegando.
Descrição do Produto.Os painéis das fachada de chapas de alumínio anodizado em diferentes gradações de cor vermelha escura correspondem ao mosaico do pavilhão vizinho de 2008 de BOLLES + WILSON, o primeiro componente realizado no conjunto portuário. Na luz do sol estes painéis de alumínio apresentam matizes coloridas enquanto nos dias nublados assumem uma matiz Paul-Klee mais escura, mais séria. Trata-se de um edifício que muda seu caráter segundo a incidência da luz, uma nova figura no horizonte de Hamburgo.